sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 de agosto - Dia da Informática

Há 68 anos surgia o primeiro dispositivo que se ousou chamar de computador e, por isso, a cada ano o dia 15 de agosto é lembrado como Dia da Informática. Trata-se de uma homenagem ao ENIAC, surgido em 1946.

 





















A Primeira Geração (1946-1954)
Aluna: Gabriely Chaves Kreich 1º06

ENIAC
Foi marcada por circuitos eletrônicos e válvulas a vácuo. Cada computador era programado para uma tarefa específica e tinha uma linguagem binária diferente, eram de uso restrito, consumiam muita energia e tinham diversos problemas devido ao aquecimento.
O armazenamento de dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.


Exemplos de computadores dessa geração :


Colossus Mark I















A SEGUNDA GERAÇÃO (1955-1963)
Aluna: Jhenifer Debora Francisconi 1º02
A segunda geração dos computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor.
IBM 1401
O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis.
No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
Um fato importante que aconteceu nessa geração foi que o tamanho dos computadores que diminui significativamente.
 
TRADIC I
















Terceira Geração (1964-1977)
Aluna: Amanda Mendes Torres 1º03


Apple I
A terceira geração inicia-se com a introdução dos circuitos integrados aos computadores. Após aparecerem esses circuitos, no final dos anos 50,eles foram aprimorando-se ate chegar ao estagio de adaptação aos computadores.

A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
 

Apple I















Quarta geração:
Aluna: Brenda Cristine Lasch da Silva 1º04


Marcada pela vinda de microprocessadores e computadores pessoais, os computadores também reduziram muito de tamanho e de peso e seus preços caíram também.
As CPUs foram uma evolução muito boa, pois deixavam os computadores fazer bilhões de operações por segundo e também que várias tarefas fossem complementadas. Os circuitos ficaram cada vez mais integrados e menores. A época deu a vez para os softwares ao em vez de ter a atenção só para os hardwares como nas gerações passadas 
LISA

Machintosh

IBM PC

5° Geração de computadores
Aluna: Polyana Moraes Ferreira 1º01

Smartfones
Esta é a geração conhecida como “inteligência artificial”, desde as primeiras gerações aconteceram muitas evoluções. A capacidade de processamento das máquinas vem aumentando cada vez mais, e seu tamanho físico diminuindo.
Tablets
O que mais se destaca é o fato do tamanho que os primeiros computadores tinham, ocupavam salas inteiras e pesavam toneladas, e não possuíam a capacidade que os computadores têm hoje. Também em comparação aos preços dos primeiros computadores temos bastante vantagens, porque diminuíram bastante. O que temos foi um processo longo com muitos resultados positivos.
Temos celulares, tablets, smartphones e outros que nos fornecem muitas funções e como sabemos são muito menores, mas atualmente estão começando a ficar um pouco maiores e bem fininhos.





0 comentários:

Postar um comentário

 

Subscribe to our Newsletter

Contact our Support

Email us: Support@templateism.com

Our Team Memebers