Alunos registrando algumas cenas do nosso bairro. |
Orientados pelas professoras Angela (Língua Portuguesa), Karen (Informática), Karin (Língua Inglesa) e Rosane (Leitura), os alunos do 2º01 percorreram o centro da cidade com o objetivo de conhecer e fotografar o bairro da nossa escola, passando pelos principais pontos turísticos, históricos e comerciais, com um novo olhar sobre lugares e objetos comuns aos alunos.
Após o passeio pelo bairro, os alunos discutiram em sala de aula sobre suas percepções e emoções resgatadas, selecionando fotos para a elaboração de um painel.
Profª Karin com alunas durante o passeio |
Alunas montando o painel |
Prof ª Karin e Angela articulando atividades |
Profª Karen e alunos na igreja Matriz |
Percebemos
que o modo como os alunos enxergam o bairro da nossa escola, ou
centro da cidade, mudou. Muitos dos lugares por onde andamos passam
despercebidos devido a correria do nosso cotidiano. Muitos
sentimentos e lembranças foram recordados ao passar por determinados
pontos. Pudemos observar com mais calma e atenção problemas como
raízes de árvores obstruindo a passagem de deficientes físicos e
visuais nas calçadas em alguns locais, mas, em outros pontos a
acessibilidade está presente. Percebemos a beleza do trem comercial
que passa por nossa cidade todos os dias, e o transtorno que o mesmo
causa para a mobilidade urbana, centenas de pessoas pararam por cerca
de 15 minutos aguardando sua passagem. Observamos, também, a beleza
de construções históricas misturadas à moderna construção de um
shopping de 14 andares e diversos edifícios. Placas de sinalização
com rotas para pedestres até então nunca percebidas por nenhum dos
participantes deste projeto. Faixas de ônibus, emergências,
ciclofaixas, faixas elevadas para pedestres.
Ao
montar o painel, os alunos repararam ainda mais nas imagens de nosso
bairro, analisando-as cautelosamente, encantados com os maravilhosos
resultados de suas fotografias e encontrando diversos detalhes até
então não enxergados.
Após
exposto, percebemos que vários alunos de outras turmas que não
participaram do nosso projeto, professores e direção tiveram
sentimentos parecidos como os nossos, lembrando de fatos,
identificando os lugares e compartilhando suas lembranças.
Acreditamos
que o saldo foi positivo, pois conseguimos atingir todos os objetivos
propostos, e o mais importante, nossos alunos começaram a olhar para
nosso bairro com mais carinho, valorizando ainda mais nossa cidade.
0 comentários:
Postar um comentário