terça-feira, 28 de outubro de 2014

Educação Viária é Vital

Alunos registrando algumas cenas do nosso bairro.
Orientados pelas professoras Angela (Língua Portuguesa), Karen (Informática), Karin (Língua Inglesa) e Rosane (Leitura), os alunos do 2º01 percorreram o centro da cidade com o objetivo de conhecer e fotografar o bairro da nossa escola, passando pelos principais pontos turísticos, históricos e comerciais, com um novo olhar sobre lugares e objetos comuns aos alunos. 
Após o passeio pelo bairro, os alunos discutiram em sala de aula sobre suas percepções e emoções resgatadas, selecionando fotos para a elaboração de um painel.

Profª Karin com alunas durante o passeio

Alunas montando o painel

Prof ª Karin e Angela articulando atividades

Profª Karen e alunos na igreja Matriz
Percebemos que o modo como os alunos enxergam o bairro da nossa escola, ou centro da cidade, mudou. Muitos dos lugares por onde andamos passam despercebidos devido a correria do nosso cotidiano. Muitos sentimentos e lembranças foram recordados ao passar por determinados pontos. Pudemos observar com mais calma e atenção problemas como raízes de árvores obstruindo a passagem de deficientes físicos e visuais nas calçadas em alguns locais, mas, em outros pontos a acessibilidade está presente. Percebemos a beleza do trem comercial que passa por nossa cidade todos os dias, e o transtorno que o mesmo causa para a mobilidade urbana, centenas de pessoas pararam por cerca de 15 minutos aguardando sua passagem. Observamos, também, a beleza de construções históricas misturadas à moderna construção de um shopping de 14 andares e diversos edifícios. Placas de sinalização com rotas para pedestres até então nunca percebidas por nenhum dos participantes deste projeto. Faixas de ônibus, emergências, ciclofaixas, faixas elevadas para pedestres.
Ao montar o painel, os alunos repararam ainda mais nas imagens de nosso bairro, analisando-as cautelosamente, encantados com os maravilhosos resultados de suas fotografias e encontrando diversos detalhes até então não enxergados.
Após exposto, percebemos que vários alunos de outras turmas que não participaram do nosso projeto, professores e direção tiveram sentimentos parecidos como os nossos, lembrando de fatos, identificando os lugares e compartilhando suas lembranças.
Acreditamos que o saldo foi positivo, pois conseguimos atingir todos os objetivos propostos, e o mais importante, nossos alunos começaram a olhar para nosso bairro com mais carinho, valorizando ainda mais nossa cidade.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Subscribe to our Newsletter

Contact our Support

Email us: Support@templateism.com

Our Team Memebers